A liderança de Cristo e a natureza humana

14 fevereiro, 2010



A forma como Deus trabalha realmente é impressionante. Quando realizamos uma rápida leitura no texto de Mateus 20.20, percebemos que os discípulos se enrredaram em uma discussão originada pela mãe dos filhos de Zebedeu (Tiago e João). Essa discussão, tinha como objetivo destacar os dois irmãos.

Então se aproximou dele a mãe dos filhos de Zebedeu, com seus filhos, adorando-o, e fazendo-lhe um pedido.
E ele diz-lhe: Que queres? Ela respondeu: Dize que estes meus dois filhos se assentem, um à tua direita e outro à tua esquerda, no teu reino.
[...]
Então Jesus, chamando-os para junto de si, disse: Bem sabeis que pelos príncipes dos gentios são estes dominados, e que os grandes exercem autoridade sobre eles.
Não será assim entre vós; mas todo aquele que quiser entre vós fazer-se grande seja vosso serviçal; e, qualquer que entre vós quiser ser o primeiro, seja vosso servo;
Bem como o Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir, e para dar a sua vida em resgate de muitos.
Mateus 20.20ss

É evidente que vemos aqui um momento onde os discípulos querem receber reconhecimento e proeminência entre o grupo. Porém contrariando a vontade e a natureza humana Jesus chama os discípulos e lhes expõe a necessidade de se tornarem verdadeiros diáconos (servos). Por que o Reino de Deus é daqueles que possuem real humildade, pois bem sabemos que Deus resiste aos soberbos e dá graça aos humildes.
Nesse sentido, os planos dos discípulos foram frustrados e eles tiveram que pensar sobre o que Jesus acabara de lhes ensinar. Graças a Deus que ele aprenderam, pois em Atos 6.2 os discípulos estão a servir a Igreja.
Trazendo para os dias de hoje, como é difícil achar pessoas que tenham tal disposição para servir, pois estamos cada vez mais conformados com a natureza humana, trágicamente vemos pessoas que estufam o peito e falam: "Eu sou diácono! Não vou fazer isso!" demonstrando que nem ao menos sabem o que é ser diácono. O mais interessante é que Cristo nos deu o exemplo, sendo Senhor e Mestre lavou os pés dos discípulos, quanto mais nós servos inúteis, como deveremos nos comportar para com os nossos irmãos em Cristo?

Rony Marcolino


Nenhum comentário:

Postar um comentário