O reinado de Deus

21 agosto, 2011


[...]"Em verdade, em verdade te digo que se alguem não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no Reino de Deus." Jo 3.3

[...]"é chegado a vós o Reino de Deus." Lc 10.9b

Jesus em seus ensinamentos proferiu muitas palavras que provocavam as mentes dos seus contemporâneos, entre elas podemos citar o Reino de Deus. O Reino de Deus, no grego Βασιλεία του Θεού, também pode ser entendido como o Reinado de Deus e descreve um reino estabelecido e conduzido por Deus, ou seja, um reino teocrático.

Tal reino tem suas origens proféticas no Antigo Testamento no qual Deus através dos seus servos promete um reino que jamais será abalado. Sendo assim esse reino era plenamente conhecido e esperado pela comunidade judaica. O Reino de Deus numa perspectiva primária parecia ser um reinado humano e absoluto, tendo em vista as promessas de Deus a Abraão. Porém a cada reinado que se passava em Israel essa realidade se distanciava.

No Novo Testamento o reino teocrático reaparece e não é amplamente descrito por Cristo o que o torna ainda mais misterioso e alvo de especulações por diversos estudiosos que tentam ofuscar a sua glória, muitas vezes afirmando que Jesus não ofereceu o Reino à Israel, porém com uma simples observação das Escrituras, podemos ver que o Reino foi ofertado e prontamente rejeitado, permitindo que este Reino fosse então chegado aos gentios.
Nesse sentido, basta apenas que esperemos esta bendita revelação, como afirmou Paulo: Tanto a criação quanto nós anseamos pela revelação da glória de Deus através de seus filhos. Maranata!


Referências

Dicionario Strong hebraico e grego.

Nenhum comentário:

Postar um comentário