Escolhidos uma exposicao sobre a doutrina da eleição

22 julho, 2014




Uma das melhores defesas da eleição soberana de Deus na salvação vem da caneta de Sam Storms, em seu livro clássico, Escolhidos: uma exposição da doutrina da eleição. Lançado esse ano (2014) em português pela Editora Anno Domini.

Escolhidos é um olhar humilde e profundamente bíblico na controversia da doutrina da eleição soberana por Deus. O pastor Sam Storms se utiliza de várias ilustrações afim de facilitar a compreensão dos conceitos para aqueles que são novos na discussão.

Embora existam muitos livros sobre a doutrina da eleição, poucos enfatizam o prazer de Deus em seus Escolhidos! É isso mesmo, Deus se deleita nos eleitos. Construindo sobre Efésios 1:11-18, Storms escreve:

"Deus não nos predestina a contragosto, com tristeza, ou relutância. Ele queria fazê-lo. Ele se encantou ao fazê-lo. Deus tem uma vida emocional. Há uma complexidade imensa e insondável em seus sentimentos: Ele se deleita em algumas coisas, e despreza outras. Ele ama e odeia. Ele se alegra e julga. Escolhendo os pecadores merecedores do inferno para passar uma eternidade com ele como seus filhos amados é exclusivamente cheio de alegria e agradável e delícias e emocionante gratificação para o coração de Deus! Deus ... não só se encanta no ato da eleição, ele também sente grande prazer com os objetos da eleição: a gente! ... Deus quer compreender e entender e experimentar quando estamos com ele! Há glória e de honra, porque somos eleitos. Eleição dá glória e honra, mas não é baseado nela"(p. 188, 191-192).

Quão humildes calvinistas nós seríamos se realmente compreendêssemos este conceito. Deus se alegra sobre nós e sobre nós exulta com alta voz (Sofonias 3:17)! Ele se deleita em Seus eleitos. Se você foi eleito por Deus, Seu coração se alegra, se deleita, está animado e satisfeito.

Mas nós não somos pecadores totalmente depravados que merecem apenas da ira de Deus? Sim, mas Deus se deleita. Deus não se deleita em nós porque temos esse prazer. Ele se deleita em nós, porque Ele nos escolheu livremente. Nós somos os filhos pródigos depravados, Deus é nosso pai, que esbanja justiça imerecida, alegria e prazer sobre nós (Lucas 15:11-32).

Poucas verdades melhor nos encorajam, e nos ajudam a lutar contra a condenação do pecado em nossos corações, e a nos concentrar em adoração coletiva sobre a graça de Deus ou verdadeiramente trazer humildade aos nossos corações. Deus canta acima de nós. Verdade Impressionante!

Se você é um opositor do calvinismo ou se você foi um calvinista por 50 anos, este livro será um grande desafio ou um encorajamento. Ainda melhor, esse livro vai agitar suas afeições, pois Escolhido é realmente uma obra maravilhosa sobre as motivações e o caráter do grande Deus da eleição!


Referências

Sam Storms, Escolhidos - uma exposição da doutrina da eleição. Capítulo 1


Nenhum comentário:

Postar um comentário